Como Evitar Excessos nos Jantares de Natal e Celebrar com Consciência pela visão da nutricionista Rita Lopes
O Natal é uma época de celebração, união e, claro, deliciosas refeições à mesa.
No entanto, entre o aroma irresistível dos pratos festivos e as iguarias que fazem parte das tradições familiares, é fácil deixar-se levar e cometer excessos alimentares. Com um planeamento cuidadoso e algumas dicas práticas, é possível desfrutar da ceia natalícia sem comprometer o bem-estar. Neste especial, convidamos-te a descobrir estratégias simples e eficazes para aproveitares cada momento com consciência, valorizando tanto a refeição como a saúde.
Prepara-te para passar um Natal delicioso e equilibrado, com pratos saborosos, mas sem excessos!
Não vás com fome para os eventos – se necessário, opta por uma fruta ou sopa antes de saires de casa.
Mantém-te hidratada e tem atenção ao álcool – vai intercalando sempre um copo de água com uma bebida alcoólica (1 copo de água por cada bebida) .
Evita o álcool ou sumos e opta por bebidas de baixo valor calórico (água, água com gaz, refrigerantes zero, frize limão…)
Tira pouca quantidade de cada vez – não caias no “erro” de encher o prato e depois não conseguires terminar antes deste estar vazio. Sabes, aquela sensação de “ter de limpar o prato”?

Com poucas quantidades, controlas melhor a ingestão calórica.
Vai usando a Escala da Fome e percepcionando o teu nível de fome e saciedade durante o jantar . “vou comer mais um pouco apenas porque sim ou porque ainda tenho fome?”
Partilha a sobremesa – reduzes a ingestão calórica para metade e não tens que te privar do doce.
Desfruta de tudo o resto para além da comida – lembra-te que a comida não é o centro nem o propósito do jantar. Desfruta do ambiente e companhia.

