Yoga Tibetano Lu Jong

O Lu Jong é o Yoga Tibetano da cura e constitui uma pequena parte da Medicina Tradicional Tibetana. Lu Jong significa “transformação ou treino do corpo”. Na linhagem Tantrayana, o corpo é o veículo para o caminho da transformação. Através desta prática que combina forma, movimento e respiração, é possível atingirmos um equilíbrio interior mais profundo.

A finalidade mais imediata do Lu Jong é melhorar e manter a saúde física, fortalecendo o sistema imunitário, aumentando a nossa resistência a doenças, aliviando dores e sintomas. Porém, cada vez mais verificamos que se torna impossível dissociar a saúde física da saúde mental. Essa premissa é considerada verdadeira pela medicina tibetana desde sempre. Assim, praticando Lu Jong conseguimos também equilibrar e acalmar a mente, libertando emoções negativas, aprimorando a consciência que temos do nosso corpo e reforçando o poder de concentração. Aumentamos a alegria e a compaixão e criamos equilíbrio emocional.

Esta preciosa e milenar prática tem sido difundida pelo mundo através do mestre tantrayana Tulku Lobsang Rinpoche que a decidiu partilhar para que todos pudéssemos beneficiar dela.

Instrutor

Patrícia Rio

Em criança e na adolescência, sonhava ser bailarina. Em 2008, com 20 anos, acabou por ingressar no curso de Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O fascínio pela dança entre o corpo humano e a mente sempre a acompanhou.

Para Patrícia, o encontro com a sua essência sempre aconteceu através do movimento. Passou por várias formações e experiências relacionadas com dança, como o Bokwa e o Zumba. Contudo faltava-lhe ainda encontrar o movimento como cura e como caminho para o auto-conhecimento. Faltava-lhe entender esta misteriosa dança entre corpo e mente. E faltava encontrar o meio necessário para ajudar o outro. Em 2014 “tropeça” no Lu Jong e percebe que essa era peça que faltava. Rende-se total e diligentemente à prática.