Yoga Tibetano Lu Jong Kids

Num mundo com tão rápidas mudanças surge a necessidade de colocar uma questão: Como educar as crianças de hoje para um amanhã completamente imprevisível?

Na nossa perspectiva, mais do que estarmos a criar futuros académicos, devemos essencialmente ensinar as crianças e jovens a conhecerem-se profundamente, a compreenderem as suas emoções, a desenvolverem a autonomia e auto-confiança, a conectarem-se com o seu corpo, não só para que possam desfrutar de uma infância plena, mas também para que se tornem adultos felizes, saudáveis, inteligentes, equilibrados e capazes, prontos para contribuir para uma mundo melhor.

O yoga é uma ferramenta extraordinária que nos permite trabalhar todas estas dimensões. Trabalhamos o corpo desenvolvendo a coordenação, a força e a flexibilidade, aprendemos e reaprendemos a respirar, a acalmar a mente, desenvolvemos a cooperação e a empatia, entre outros.

Em suma, a prática de yoga na infância e adolescência fomenta o desenvolvimento integral da criança/jovem, num ambiente amoroso e de muita brincadeira.

Yoga Kids: dos 5 aos 12 anos

Na adolescência a vida está á flor da pele. O riso é mais alto, as lágrimas são mais salgadas, a raiva tem mais fogo, os sonhos são mais vivos. As emoções ganham uma intensidade muito maior, a alegria, a paixão, a euforia… Mas também a tristeza, a depressão, a ansiedade, o stress… É uma altura em que dançamos na corda bamba entre a infância e a idade adulta e surgem todos os tipos de pressão: familiar, social, académica e a que nós próprios criamos. Tendo já passado por esta fase, penso muitas vezes em como teria sido maravilhoso ter tido acesso a uma ferramenta que me ajudasse a encontrar o meu centro, a desenvolver a calma, clareza, equilíbrio e auto-confiança. O Yoga é uma dessas ferramentas. Nesse sentido, criamos uma turma de Yoga para jovens para que se possam juntar a nós e conhecer um poquinho mais esta prática tão preciosa e para que possam também conhecerem-se um pouquinho mais a eles mesmos!

Yoga Teens: dos 14 aos 17 anos

Instrutor

Patrícia Rio

Em criança e na adolescência, sonhava ser bailarina. Em 2008, com 20 anos, acabou por ingressar no curso de Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O fascínio pela dança entre o corpo humano e a mente sempre a acompanhou.

Para Patrícia, o encontro com a sua essência sempre aconteceu através do movimento. Passou por várias formações e experiências relacionadas com dança, como o Bokwa e o Zumba. Contudo faltava-lhe ainda encontrar o movimento como cura e como caminho para o auto-conhecimento. Faltava-lhe entender esta misteriosa dança entre corpo e mente. E faltava encontrar o meio necessário para ajudar o outro. Em 2014 “tropeça” no Lu Jong e percebe que essa era peça que faltava. Rende-se total e diligentemente à prática.