Aerial Pilates

AERIAL PILATES é uma modalidade do pilates que utiliza tecidos presos ao teto para a realização dos exercícios. 

Esta prática é realizada em total ou parcial suspensão, proporcionando aulas bem divertidas e dinâmicas, que combina exercícios de pilates tradicional com acrobacias. É, por isso, um método bastante desafiador, pois exige um maior controle corporal e muito equilíbrio por parte do aluno que precisa de manter a concentração e a coordenação o tempo todo.

A instabilidade do tecido e os exercícios realizados em suspensão estimulam a propriocepção, ou seja, a capacidade de reconhecer a posição de uma parte do corpo sem olhar para ela. Por outro lado, esta instabilidade exige (e desenvolve) força, coordenação, equilíbrio e consciência corporal.

Aerial pilates trabalha os músculos da região do Core responsáveis por manter a estabilidade do corpo. O fortalecimento desta região ajuda a melhor a postura no dia a dia.

Os exercícios de Aerial pilates são realizados numa amplitude de movimentos que aumenta a flexibilidade do corpo. Por outro lado, a carga imposta pela gravidade e pelo peso do próprio corpo desenvolve força.

A prática regular desta atividade apresenta como principais benefícios: corrigir postura, aumentar o equilíbrio e consciência corporal, aumentar a flexibilidade e fortalecimento muscular, estimular a circulação sanguínea e ajudar na melhoria da autoestima e concentração. Os exercícios suspensos atuam de forma lúdica no alívio de articulações, descomprimindo a coluna vertebral e alinhando todo o corpo.

Assim como o pilates clássico, o aerial pilates é um método que pode ser realizado por todos, desde crianças até idosos. Os exercícios devem ser adequados aos objetivos específicos e às limitações de cada aluno. Existem contraindicações relativas que devem ser consideradas em relação às posturas invertidas (de cabeça para baixo), no caso de pessoas com problemas cardíacos ou de pressão não controlada, deslocamento da retina, grávidas e labirintite.

Antes de iniciar a prática, aconselha-se a realização de uma avaliação física e exames médicos para verificar se está apto e se necessita de algum reajuste específico nos exercícios.

Aulas com o máximo de 5 alunos. Sugere-se a utilização de roupa justa. 

Horário

Terça-feira — 9:00h, 12:30h, 19h
Quinta-Feira — 12:30h, 17:30h e 19h

Duração

60 minutos

Mensalidade

1x/semana — 30€
2x/semana — 40€

Instrutor

Elisa Fonseca

Mãe, praticante e instrutora de pilates e aerial pilates.

Sou uma amante do exercício físico e adoro estar próximo da natureza. Desde pequena que faço desporto de forma regular. Pratiquei 10 anos de basquetebol. Cresci profissionalmente em Arquitetura Paisagista. O Pilates surgiu mais tarde, em 2018. Logo nas primeiras aulas como praticante percebi que seria esse o meu caminho, ser um dia instrutora de Pilates. Em 2019 tirei os cursos de STOTT PILATES® Intensive Mat Plus e de AEROYOGA (Aeroyoga, Aeropilates e Aerofitness). Desde então faço aquilo que gosto!