rituais lu jong yoga healing lifestyle

A Arte do Soulful Living Anabela Sobrinho

Soulful Living by Anabela

Por volta dos 17 anos, comprei uma coleção de fascículos semanais para me inteirar das religiões mundiais, pois eu encontrava no Catolicismo falhas graves, no meu ver naturalmente. 

Quando conheci o Budismo, ele veio de encontro aos meus ideais de vida! 


Desgosto após desgosto que vivi, a vida levou-me a um retiro budista 58 anos depois em Melbourne, Austrália… Foi muito intenso e revelador, o Lama Tendar até disse que era ali que eu pertencia… Atingi a mente vazia na primeira noite, uma sensação completamente nova e leve. Continuei a frequentar o Medicine Buddha Tantrayana Meditation Centre em Frankston, Victoria, Austrália, onde aprendi práticas variadas. 

Em 2013, em Portugal aluguei uma casa em Fão, e logo fui fazer a “visita de reconhecimento” ao local. Chamou-me a atenção um recinto cheio de luz, que indicava ser um Centro de Yoga “Espaço Daiki”. Ao entrar, conheci a professora Natacha Monteiro, com quem tive uma das muitas e longas conversas que se seguiram. O Budismo Tibetano ali!!!… As aulas de Lu Jong (Yoga Tibetano) e o Budismo Tibetano formaram grande parte da minha vida, sempre presente e desejosa de aprender. Entretanto, as dores e náuseas que tinha, há 15 anos, no pescoço, se inclinasse a cabeça para trás, desapareceram com a prática constante! 

Chegou a oportunidade de fazer Formação de Professores nível I de Lu Jong e por aí segui com dedicação total. Os exames para obter o Certificado Oficial de Professores foram na Alemanha. A presença do Mestre Venerável Tulku Lobsang Rinpoche foi fantástica; deu ensinamentos budistas, fez-se o exame escrito e prático e tomei refúgio com o Mestre (tomar refúgio significa, tomar refúgio nas 3 jóias Buda, Dharma e Sangha)

Poucos dias depois voltei para a Austrália, e apresentei-me para dar aulas no Centro Budista onde tinha iniciado a jornada espiritual, mas, por questões de possível concorrência com o programa de Yoga existente perto do Centro, a proposta foi rejeitada! Uma experiência deveras inesperada e triste para mim, mas nunca deixei as práticas do Budismo Tibetano, embora nem sempre faça o Lu Jong. A ocasião apropriada há-de aparecer para dar aulas pois é algo que desejo partilhar. 

Este tipo de Yoga é terapêutico, beneficiando o bem estar físico, mental e energético. Os 23 movimentos foram escolhidos pelo Mestre, com base nos exercícios praticados por várias linhagens de monges budistas, mas posteriormente adaptados ao estilo de vida ocidental. Uma prática altamente recomendada!

Imagem:

 ©2018AnabelaSobrinho
“Os 5 Elementos”, óleo sobre tela, 1mx1,10m