FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LU JONG
Lu significa corpo e Jong significa treino ou transformação. Através da prática de Lu Jong, começamos a treinar os canais subtis do corpo e a cultivar a consciência. Esta é a forma de cuidar do corpo e da mente. Este é o yoga de cura tibetano.
O Lu Jong trabalha simultaneamente com o corpo, a mente e a energia. Equilibramos os elementos e os humores — a base do corpo físico. Transformamos as nossas emoções negativas e revigoramos o sistema subtil de canais do corpo e energia vento. O resultado é uma prática bonita, eficiente e sistemática que melhora o nosso bem-estar em todas as dimensões.
Quando praticamos Lu Jong, combinamos forma, movimento e respiração. Esta combinação, juntamente com a atenção plena, une completamente o corpo e a mente. Usamos forma e movimento para aplicar repetidamente pressão em pontos específicos dos canais, massajando e libertando bloqueios. Trabalhamos suavemente com a coluna, criando espaço ao redor das vértebras e tocando pontos secretos para libertar bloqueios emocionais. Nutrimos as articulações, libertando os bloqueios que de outra forma manifestariam doenças. E usar a respiração e a consciência desenvolve uma calma interior, uma verdadeira meditação em movimento.
No Ocidente, sabemos que precisamos cuidar do corpo físico, mas não entendemos completamente que a saúde do corpo físico depende da saúde do corpo subtil. Temos 72.000 canais subtis no corpo e, todos os dias, perdemos alguns desses canais. Eles tornam-se frágeis, torcidos e bloqueados, e este é o processo de envelhecimento. Devido à nossa ignorância, quebramos ainda mais canais através de comportamentos errados, movimentos errados ou dieta errada. Isso não só afeta negativamente nossos sistemas corporais, saúde geral e níveis de energia, mas também afeta negativamente a nossa mente. Quando os canais estão bloqueados, a energia do vento não flui. E quando a energia do vento não flui, a mente não flui. Ficamos presos em padrões de pensamento habituais, mente estreita e falta de concentração. Portanto, praticar Lu Jong não só melhora a saúde física, mas também cultiva calma, foco e alegria. Esta é uma prática espiritual.
Os movimentos de Lu Jong originam-se de antigos ensinamentos tibetanos. No entanto, esta prática está unicamente ligada a Tulku Lobsang. Desde jovem, ele estudou com muitos mestres no Tibete, aprendendo esses movimentos de cura de todas as linhagens. Ele reuniu-os numa prática clara e concisa e modificou-os para serem mais acessíveis a corpos ocidentais não treinados. O resultado é nada menos que profundo. O Lu Jong pode ser praticado por pessoas de todas as idades e habilidades, e os benefícios são sentidos imediatamente. A prática contínua pode realmente mudar a sua vida.